Ministério Público Federal divulga Ranking da Transparência e Porto Seguro ocupa 18º posição no Estado da Bahia num cenário de 417 municípios avaliados.

O Ministério Público Federal iniciou no ano passado o Projeto Ranking da Transparência, que avalia todos os municípios do país no que tange às informações divulgadas para a sua população.
Quesitos como transparência na internet, acesso à informação, divulgação de receitas e despesas, licitações e contratos, dentre outros, são avaliados e formam um ranking nacional.

Os municípios foram informados da necessidade da adequação à lei nesta oportunidade.
Prefeitos que não se adequarem ao estabelecido podem responder por improbidade, podem ser suspensos os repasses de verbas federais de transferência voluntária e ainda representações no MPF.

Agora, com a segunda avaliação realizada no mês de maio, apenas seis meses após o início do projeto, já houve uma melhora de 31% no índice nacional de transparência, sem a necessidade de ajuizar qualquer ação.
Os números são animadores no cenário nacional, entretanto, o Estado da Bahia não pode comemorar. Em seis meses a Bahia teve uma piora em sua avaliação, rebaixando sua nota de 5,00 para 4,10, numa escala de 10 pontos.
Este resultado faz com que a Bahia ocupe a penúltima posição dentre os 26 estados, ficando à frente apenas do Estado de Roraima.

A capital Salvador apresentou aumento de sua nota de 6,40 para 9,10.
O melhor município avaliado é Conceição do Coité com nota 9,30.
Na análise municipal de transparência Porto Seguro obteve uma melhora significativa, saindo da nota 5,70 para 8,10. Este avanço fez com que a cidade ocupasse o 18º lugar, num cenário de 417 municípios avaliados.
Esta posição é a melhor de todas as cidades da região, ficando a frente de Eunápolis com nota 7,5; Belmonte com nota 4,00 e Santa Cruz Cabrália com nota 3,5.
35 municípios ocupam o último lugar do ranking com nota 0.

O Observatório Social de Porto Seguro comemora a melhora, objetivando auxiliar a Prefeitura Municipal em alcançar notas ainda maiores no Ranking da Transparência, fazendo com que todos os cidadãos portossegurenses possam acompanhar de perto o desenvolvimento da cidade.

Para mais informações acesse: rankingdatransparencia.mpf.mp.br
Acesso direto ao estudo do Estado da Bahia: combateacorrupcao.mpf.mp.br/.../ranking-2a-avaliacao-ba.pdf